segunda-feira, 28 de novembro de 2011

UTILIDADE PÚBLICA

Rio,28 de novembro de 2011

Neste sábado dia 26/11, representante do Gal JPS Carlos Bessa, esteve presente na reunião mensal realizada  no auditório da Policlinica M. Guilherme da Silveira Filho, pelo Conselho Distrital de Saúde na Área da CAP 5.1
Neste encontro tivemos a a presença da coordenação da área e também de representante da saúde Ambiental Vanderlei Lima , com orientaçãoe sobre o combate a Dengue e demostrativos da evolução da doenças e ações realizadas pela secretária de saúde com as comunidades.

  • Tivemos neste dia alguns pontos importantes para informação a sociedade civil, principalmente para as organizações com sede nesta área da CAP 5.1.
1- Uma das conselheiras mais atuante, apresentou sua carta renunciando seu cargo junto ao conselho por não concordar com as diretrizes da atual administração em realção a algumas atitudes individualistas que vêm compactuando com várias coisas erradas sendo coniventes com os interesses pessoais e eleitoreiros e  que não beneficia o usuário da saúde.
Outro posicionamento é sobre a falta de capacitacidade dos atuias conselheiros para desnvolver suas responsabilidade do cargo e com isso prejudica na hora de elaborar propostas e muitas das vezes votam contra propostas indispensáveis para a melhoria da saúde na área da CAP 5.1.

2- O Presidente do conselho pediu aos presentes a participação das instituições e usuários para fortalecer a luta para mehoria da saúde e disponibilizou o telefone 08000255525 para reclamação  sobre qualquer negligência ocorridas nas unidades falta de atendimento, falta de remédios ou por parte de gestores ou funcionários.
Pedimos para anotar número de protocolo nome do atendente e data da ligação, após isso apresentar ao conselho que fica no CMS Valdir Franco, para possiveis providências junto a Promotoria Ministério Público RJ.

Ou enviar denúcia também para o e-mail do GAL JPS jps@plataformarj.net ou para o conselho de distrital de saúde telefone 3335-0760

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

FORUM COMUNITÁRIO

Rio, 23 de novembro de 2011
 
A Plataforma dos Centros Urbanos é uma iniciativa do UNICEF, que visa promover um conjunto de estratégias e atividades que garantam a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.
A Plataforma, desenvolve uma série de ações locais, por meio dos Grupos Articuladores Locais, em um compromisso e articulações com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a sociedade civil para que políticas públicas de qualidade cheguem às comunidades populares.

No Dia 09 de dezembro de 2011 Sexta Feira
O Grupo Articulador Local Jovem Praticipação Social (JPS), estará realizando seu 2º Fórum Comunitário na Escola Municipal General Tasso Fragoso endereço: Rua Marechel Marciano S/N Bairro: Padre Miguel RJ. 
Horário: 8h ás 12h 

Este Fórum tem como principal objetivo, apresentar os resultados da pesquisa relizada e promover uma avaliação sobre as mudanças ocorridas, positivas e negativas durante o periodo de 2009 a 2011. 
Que possibilitará, perceber de maneira mais clara a atuação dos serviços e melhoria das politicas públicas  e metas propostas dentro da área do GAL JPS.
 

Você esta Convidado!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

APLICAÇÃO E TABULAÇAO DAS CONSULTINHAS

Rio,22 de novembro de 2011.

O Gal Jovem Participação Social, iniciou entre os dias 08 de 10 de novembro a aplicação das consultinhas.
Este Ano o Grupo Articulador desenvolveu uma paraceria com a 8ª CRE e Escolas Municipais para as consultas serem aplicadas em sala de aula com o apoio pedagógico do profissional da educação.
As escolas escolhidas foram E.M Roberto Simonsen com alunos das faixas entre 11 a 14 e 15 a 17 anos e na E.M. CIEP Poeta Cruz e Souza nas faixas entre 07 a 10 anos.










domingo, 20 de novembro de 2011

GAL JPS NA CIDADE DAS CRIANÇAS

Rio,19 de novembro de 2011 (sábado)
A Associação de Moradores da Vila São Bento, uma das instituições integrante do Grupo Articulador Local Jovem Particiapação Social em parceria com os Volutários da comunidade e comécio local: Padaria Sua Casa,Sacolão e Mercearia do Baixinho,Mercearia do Tesourinha e Contribuição dos Moradores.
Promoveu neste sábado, para as crianças e adolescentes da comunidade Vila São Bento e seu entorno o passeio tão esperado do ano de 2011.
Passando o dia com  70 (setenta) crianças e adolescentes na Cidade das Crianças em St. Cruz RJ, foi um sucesso muita diversão na piscina e participação em várias atividades recreativas educacionais.
Com esta iniciativa o Grupo Articulador JPS, Cumpre mais uma meta de seu plano de ação e consegue contribuir para a melhoria do cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes.

                                           




                                     

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Rio,09 de novembro de 2011
O Grupo Articulador Local Jovem Participação Social esta orgulhoso com seu Jovem Comunicador  Anderson Sabino.
Que através da Plataforma dos Centros Urbanos UNICEF, teve um momento importante para visibilidade dos jovem das periferias da Zona Oeste, no dia 06/11esteve na Gávea no Clube de Regatas do Flamengo participando do inicio de parceria entre FLAMENGO E UNICEF.


VEJA NO LINK ABAIXO
http://extra.globo.com/esporte/flamengo/flamengo-sonhos-em-vermelho-preto-dos-jovens-adryan-anderson-nutrem-esperanca-pelo-titulo-na-reta-final-3090526.html

terça-feira, 8 de novembro de 2011

PRÉ CONFERÊNCIA PARA OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

PRÉ CONFERÊNCIA PARA IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


Tema:
"Mobilizando, Implementando e Monitorando a política e o plano Decenal de Direitos Humanos de Criança e Adolescentes nos Estados no Distrito Federal e nos Municípios"

Eixos norteadores:

1.      Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes;
2.      Proteção e Defesa dos Direitos;
3.      Protagonismo e participação de Crianças e Adolescentes;
4.      Controle Social da efetivação dos direitos;
5.     Gestão da Polícia Nacional do Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.


DATA: 11 de Novembro de 2011

HORÁRIO: 09:00h às 14:00h

LOCAL: Rua Ibitiúva, nº 151 – Padre Miguel. (Faculdade SIMONSEN)

Programação:


8:30h - Credenciamento;

9:00h - Mesa de abertura;

9:20h - Apresentação dos Eixos;

10:00h - Grupos de trabalho dos eixos                            norteadores;

11:10h –  Coffe Breack;

11:30h – Apresentação de Grupo de Teatro;

12:00h – Apresentação dos Grupos de Trabalho;

13:00h - Eleição dos delegados da sociedade civil para a IX Conferência Municipal de Direitos da Criança e Adolescentes;

14:00h - Encerramento.
        Sua participação é de grande importância para consolidação de direitos e oportunidade para a região, porque é através da representação de setores do poder público e da sociedade civil de nosso território que conseguiremos identificar os entraves e demandas e lutarmos a favor de avanços.

Realização:

8ªCAS - Coordenadoria de Assistência Social
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA / RJ

APOIO:

FACULDADE SIMONSEN

8ªCAS – Rua Santa Cecília, 984 sala 202 – Bangu
Tel.: 3332 4032  /  3337 2006


Coordenadora: Maria Luzia de P.Gama
Assessora: Gloria Cristina de F. da Silveir



OBS.: As entidades que possuem inscrição no CMDCA/RJ e desejarem indicar 01 (um) representante para concorrer à delegado na IX Conferência devem entregar ofício assinado pelo representante legal e cópia do certificado da entidade no dia da Pré Conferência.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PROJETO MOMENTO AÇÃO E SAÚDE NAS ESCOLAS

Hoje dia 04 de novembro de 2011.
O Grupo Articulador Local Jovem Praticipação Social (JPS), em parceria com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação,Clinica da Família Drº Fiorello Raymundo,CAP 5.1, Associação de Moradores da Vila São Bento,Grupo Jovem de Periferia,Comitê Ação da Cidadania,Instituto Larte de Reciclar.
Finalizou o seu Primeiro ciclo do Projeto Momento Saúde nas Escolas.
Em um periodo de seis meses foram  atendidas quatro escolas da área de atuação do Grupo Articulador Local JPS, com um trabalho de grande importância para a juventude com aplicação de  palestras sobre as principais Doenças Sexualmente Trânsmissiveis entre outros temas importante para o ambiente escolar e a vida comunitária.
Durante este periodo foram atendidos um total de 520 jovens estudantes dos 7º, 8º, 9º anos das Escolas Municipais  José Piquet Carneiro,General Tasso Fragoso,Roberto Simonsen e Ana Amelia Queiroz Carneiro Mendonça todas localizadas nos bairros de Padre Miguel e Bangu RJ.
Esta iniciativa foi com objetivo de articular com as politícas públicas e estreitar o convivio da  comunidade com os serviços, principalmente com as  escolas, levando temas de prevenção contra as principais doenças HIV / AIDS / DST / DENGUE.

                                            Enfermeira Dyne C.F. Fiorello Raymundo
                                                       
 
Grupo Jovem de Periferia interagindo com os alunos

Final do1º Primeiro Ciclo do Projeto Momento Ação e Saúde nas Escolas